terça-feira, 1 de maio de 2012

Tudo que você precisa saber sobre cabelos crespos - parte 1

Complementando o post anterior sobre  cabelos amassados e ondulados e aproveitando essa onda de assumir os cabelos naturais, vou falar de dicas bem preciosas pra quem curte seus cachos e não tem intenção de fazer uso de alisamentos ou escovas progressivas.
*Mantenha sempre os cabelos bem hidratados, cabelos crespos pedem mais hidratação devido a sua forma em espiral que impede a oleosidade natural de descer pelos fios e ficando acumulada na raiz.Se for muito seco, use hidratações a base de óleos naturais, macadâmia, argan e óleo de coco são mais finos e penetram mais nos fios , fuja de óleos pesados pois estes ressecam mais ainda, assim como silicones, estes com o tempo causam endurecimento dos fios e posteriormente sua quebra.Se os cabelos forem mais grossos use produtos que devolvem umidade ao fio e pode abusar de máscaras mais pesadas e com base oleosa.






















*Use finalizadores próprios para o seu tipo de fio.È importante você saber que produto é mais indicado para o seu cabelo, se tiver dúvidas a respeito pergunte ao seu cabeleireiro, por exemplo, se seu cabelo for fino e você usar um produto para cabelos grossos, ele vai ficar pesado demais e com aquele aspecto oleoso por isso antes de comprar tire bem suas dúvidas.Cabelos crespos pedem sempre um bom finalizador, pode ser mousse , leave in modelador, ceras e sprays e até gel fixador, mas atenção na hora de comprar, é sempre bom dar uma lida no rótulo e nas especifícações pra saber se não contem álcool ou silicones industriais, nem pense em produtos base de álcool, esses ressecam muito.Tenha cuidado na hora de aplicar os produtos, produto em excesso pode prejudicar os fios, ao contrário do que se pensa.
*Cuidados na hora de lavar os cabelos crespos, nunca esfregue o comprimento dos fios com shampu, alem de irritar e abrir as escamas, você vai embaraçar sem necessidade.Os crespos exigem uma lavagem especial, é fácil e vale a pena tentar, faça movimentos suaves e circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo, enxague e deixe a espuma escorrer sobre o restante, repita mais uma vez e pronto, enquanto isso vá desembaraçando, retire sempre o excesso de água e aplique o condicionador desembaraçando, se quiser use uma escova larga ou pente de madeira e dentes largos no chuveiro mesmo, é só enxaguar.Depois de lavar esqueça pentes e escovas, e seque sempre amassando, não esfregue, e use uma malha macia e não toalhas, elas também irritam os fios.
*Jamais durma com o cabelo molhado, além de sem péssimo pra saúde é destrutivo para os cabelos também, outra dica importantíssima é nunca prender os cabelos molhados ou úmidos ou com excesso de creme, ele pode quebrar com mais facilidade e você tem grandes chances de contrair fungos e bactérias no couro cabeludo e só pra constar, os tratamentos são caríssimos e demorados e pode até causar calvície.Lavar os cabelos e sair para a rua também não é uma boa ideia, toda a sujeira que tem no ar acaba grudando no cabelo molhado, espere secar ou lave com antecedência.
*Pentear ou desembaraçar os cabelos secos é tragédia  na certa, faça isso durante a lavagem ou quando ainda estiverem bem molhados para não deixar com aquele aspecto de que levou um susto, se ja estiver seco você pode molhar  aplicar um creme e desembaraçar  com a ponta dos dedos.
*Chapinha e escova  em excesso acabam queimando os cabelos e também desestruturando os cachos, eles vão demorar mais para tomarem forma novamente e também pode haver mudança na cor, portanto tenha cuidado.
*Um bom corte pode fazer toda a diferença no dia dia, os crespos pedem repicados leves e fios mais conectados, corra da  navalha, ela não combina com o crespo e pode deixar o cabelo com aspecto de quebrado porque rasga o fio na hora de cortar.É importante cortar sempre a cada 60 dias,isso evita  o aparecimento de pontas duplas, triplas, etc e tal, hehehe, e por enquanto essas são as dicas pra manter os cachos lindos, no próximo post sobre crespos vou procurar esclarecer tudo sobre químicas, relaxamentos e outros, fiquem ligadas ok.

9 comentários:

  1. Queria corta meu cabelo,porem não sei um corte certo. será que vc poderia me dar umas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que posso, mas preciso saber como é o seu cabelo, se quiser pode me enviar uma foto, Raffa_lacerda@hotmail.com, ou descrever como ele é ok.

      Excluir
  2. queria saber o q faço pra meus cachosa não serem tão cheios de frizz é como se tivesse alguns fios q não sabem se querem ser cacheados ou ondulados e comprometem muito o visual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, me desculpe pela demora em responder, um bom começo seria usar um produto umidificador de cachos, é fácil de encontrar em lojas de produtos para cabeleireiros ou cosméticos, uma outra dica é desembaraçar os cabelos ainda no banho e não secar com toalha e sim com uma malha que pode ser uma camiseta usada, e ao invés de esfregar para segar você pode secar amassado para estimular os cachos, aplique o produto finalizador e apenas solte um pouco com a ponta dos dedos,você pode também variar entre o umidificador de cachoe e um óleo use pode ser de argan ou macadâmia para finalizar.Espero que a dica seja útil, abraços, Rafa.

      Excluir
  3. Olá queria saber que produtos posso usar no meu cabelo, ele é crespo e muito cachado! Vivo fora do Brasil, se puder indicar-me site bons onde posso compra-los. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Bom nas fotos postadas não aparece nenhum cabelo que seja crspo desde a raíz ou um crespo afro de verdade,cuidar de cabelos cacheados é uma coisa e crespo (afro) é outra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Viviane, as fotos na verdade são para ilustrar o blog, é difícil achar fotos de cabelos afro que não tenham nenhum tipo de tratamento, aliás é muito difícil achar alguma negra que tenha o cabelo totalmente natural e sem química hoje em dia, mas tudo que eu falei sobre crespos também vale para cabelos afro naturais, a diferença é que o natural da um pouco mais de trabalho pra quem quer assumir eles naturalmente.

      Excluir
  5. Olá!

    Mostre o passo a passo do corte de cabelo dessa primeira foto, essa menorzinha! Os meus cabelos são encaracolados e compridos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você poderia mandar seu E-mail pra eu enviar o passo a passo ?

      Excluir

comentários de cunho racista e de conteúdo violento serão excluidos.